Quando as coisas não andam bem, é natural que o fim do casamento surja como uma hipótese de solução por qualquer um dos cônjuges. Por vezes, bastam pequenas zangas, distrações ou frases mal medidas para que se passem das palavras aos atos.
Os que nunca se divorciaram pressentem que o divórcio é uma carga de trabalhos. Mas, na verdade, ignoram o quanto doloroso pode ser (ou não).
Como se sabe qual o momento em que a manutenção do casamento provoca mais dor do que partir para um divórcio? Que o divórcio é a melhor solução para o futuro, por mais que isso custe?
Há quem tenha ido a correr para o divórcio e depois se arrependa amargamente. Mas também há quem não se tenha divorciado e, anos mais tarde, se lamente por não ter tomado esse passo. E, depois, pode já ser tarde...
Por isso, ter a certeza absoluta que o divórcio é a melhor solução é o melhor que pode fazer a si, aos seus filhos e ao seu companheiro.
Com as bases de dados atualmente disponíveis e com o tratamento das informações que são recolhidas junto do cônjuge, considerando as experiências relacionais que a pessoa estabelece, o temperamento, a infância, a qualidade das relações afetivas, é possível prever a qualidade das interações pessoais futuras.
Por exemplo, hoje em dia sabe-se que há uma maior probabilidade de filho de pais divorciados também se divorciar do que filho de progenitores que nunca se divorciaram. Assim como a idade com que a pessoa se casa é um factor a considerar para determinar o grau de probabilidade de divórcio. Ao ser feito o enquadramento da situação considerando o perfil de pessoa em causa é possível também obter soluções legais mais adequadas ao caso concreto e, consequentemente, muito mais eficazes e menos dolorosas.
O apoio legal preditivo exige, portanto, que a pessoa responda a alguns questionários, para que seja determinado o seu perfil.
Depois de analisadas as respostas é possível obter determinadas conclusões.
Essas conclusões iram permitir identificar ações que tenham em vista ou a salvaguarda do casamento ou, pelo contrário, a promoção do divórcio e quais os melhores meios legais para o efeito.
A este serviço nós chamamos ‘Apoio Legal Preditivo’.
Pode encontrar-nos aqui