Background

Faça isto antes sequer de falar em divórcio! Dicas para quem pensa divorciar-se.

Faça isto antes sequer de falar em divórcio! Dicas para quem pensa divorciar-se.

Já que lhe vai acontecer, ao menos planeie financeiramente o futuro. Deste modo diminui consideravelmente o impacto negativo que o divórcio terá nas suas finanças. Em particular, se a sua contribuição para  a economia da família é reduzida, devido aos seus baixos ou inexistentes rendimentos próprios. Na verdade, evite ser apanhado completamente de surpresa. Se for o caso, deixa de ter condições para preparar financeiramente o pós-divórcio.

Aqui estão alguns pontos que deve considerar, para preparar adequadamente a sua vida financeira pós-divórcio:

• Tenha uma atividade que crie rendimentos — por vezes desiste-se de uma carreira para a família receber dedicação total... Quando começa a pressentir que o divórcio deixa de ser algo que ‘só acontece aos outros’ deve colocar-se de imediato no mercado do trabalho. Se já trabalha, deve intensificar os contactos com as pessoas das suas relações que são úteis para o ajudar a aumentar os seus rendimentos. Não deixe de frequentar seminários, associações e movimentos cívicos de modo a alargar o seu leque de conhecimentos.

• Recolha informação financeira — É muito importante, enquanto o ambiente familiar permanece minimamente equilibrado, recolher todos os dados financeiramente relevantes. 

• Obtenha cópia dos documentos mais importantes — Também é importante que fotocopie ou fotografe documentos que depois serão de difícil acesso. 

• Inventarie o recheio da casa e as dívidas existentes — Faça uma listagem com a identificação dos bens mais valiosos que tem em casa. Tire fotografias. 

• Construa um bom histórico de crédito — procure manter durante o casamento uma conta bancária apenas em seu nome, com um histórico de crédito fiável e sólido. Se não a tem, então crie uma o quanto antes. Identifique as suas necessidades — abra uma folha excel e faça contas às despesas que passará a ter. Não facilite. Considere as pequenas despesas e ainda um determinado valor para aquelas que são completamente inesperadas. Depois disso, perceberá melhor que ativos precisará para viver confortavelmente e sem preocupações. 

 

Contactos

Pode encontrar-nos aqui